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Ensino Fundamental I

O Colégio Santa Rosa desenvolve uma educação de qualidade, se constituindo em uma Instituição Educacional de Excelência, com o reconhecimento da sociedade e dos seguimentos representativos da educação no Brasil, tendo como destaque o comprometimento com a formação intelectual, afetiva e social do ser humano, pelo empenho na capacitação do cidadão e na conscientização da atuação sócio - política na comunidade.

Suas influências ideológicas apresentam-se inspiradas e baseadas nos ideais de Piaget e Emília Ferreiro, os quais consideravam a construção da inteligência, através de todos os estágios de seu desenvolvimento chegando até a culminância do raciocínio lógico e das funções mentais superiores, além do desenvolvimento da escrita como forma de acender ao mundo dos símbolos e dos significados.

Apoia também na teoria psicogenética de Piaget, primando pelo desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e perceptomotor em estreita relação com o contexto social do indivíduo, onde o professor propicia a ligação e estruturação com os conhecimentos científicos.

Para tanto os componentes curriculares sempre buscam a interligação entre o currículo oculto que o aluno trás consigo e o currículo formal do Colégio Santa Rosa.

O Colégio Santa Rosa se preocupa também com a integralização total da escola com a família e para tanto oportuniza em todos os momentos possíveis a presença e a participação da família no ambiente escolar, sob a forma de palestras, encontros, teatros, reuniões, homenagens, datas comemorativas e outros diversos recursos cabíveis a este fim.

O currículo do Colégio Santa Rosa é constituído de uma Base Nacional Comum Curricular e de uma Parte Diversificada, sendo desenvolvido sob a forma de atividades, quer pela interdisciplinaridade ou pela contextualização que envolve os Temas Transversais e a preparação para o Trabalho, os quais são trabalhados de forma integrada aos Componentes Curriculares, no decorrer do bimestre, com a plena observância dos princípios de relacionamento, ordenação e sequência.

A Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo dar ao aluno uma formação básica.

A Parte Diversificada, voltada para a formação básica do aluno, tem como finalidade atender as necessidades concretas, as suas diferenças individuais e as peculiaridades locais.

O currículo adotado é oferecido de acordo com as respectivas Matrizes Curriculares elaboradas, em conjunto, pelos representantes dos diversos seguimentos que compõem a instituição.

O currículo apresenta uma grande preocupação em aprofundar os conhecimentos assimilados, estabelecendo relações entre outros campos do conhecimento, sempre preservando a unidade entre a teoria e a prática, levando sempre em consideração o nível de aprendizagem dos alunos.

Centralizamos no currículo o procedimento pedagógico aliado aos Componentes Curriculares, tendo como base as experiências sociais de vida trazidas pelo aluno e pelo meio em que ele vive, sob forma de um processo contínuo de aprimoramento social.

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